03/01/2023

Coisas não-lolita que essa moda trouxe para minha vida ♡

Dreamstime


A moda lolita trouxe para minha vida mais do que roupas fofas, cheias de rendas e babados. No meu processo de aprender mais sobre moda lolita, conhecer os subestilos e tentar me encontrar dentro desse universo, acabei esbarrando em outras coisas que passaram a ser parte importante da minha vida. Não são muitas coisas, mas definitivamente são coisas que se tornaram queridas na minha rotina e na minha vida.

 Skincare

Antes da moda lolita, meus cuidados com a pele eram quase nulos. Eu basicamente lavava o rosto com o mesmo sabonete que eu usava no corpo e só fazia isso quando ia tomar banho. 

Na adolescência, sofri muito com cravos e espinhas e até hoje tenho marquinhas na pele por causa disso. Às vezes comprava algum produto para acne, mas não usava com muito afinco, nem pesquisava para entender se aquele produto era o ideal. Aliás, eu nem saberia descrever a minha pele porque eu não a conhecia bem. Para não dizer que eu não sabia nada, com certeza a eu-adolescente diria que tem a pele acneica e oleosa.  

Hoje sigo uma rotina de skincare que considero prazerosa. Minha pele está absurdamente melhor. Conheço bastante sobre produtos para o meu tipo de pele. Ah, sim, e a minha pele é oleosa no clima quente e mista no clima frio e/ou seco, tenho poros dilatados, pele sensível e com propensão à acne, especialmente na zona U. 

Esse carinho com a minha pele surgiu porque eu lia bastante o blog Reino de morango, e a Ichigo sempre trazia reviews de produtos para pele, o que despertou meu interesse pelo assunto.

 Bordado

Na minha família, as mulheres são muito prendadas. Cozinham, costuram, bordam, fazem crochê, tricô, pintura em tecido... eu tinha um prato cheio para partir para esse lado. Contudo, com exceção de uma única toalha que eu tinha bordado em ponto cruz aos 10 anos e curtas aulas de pintura em tecido, eu não fazia nada desses trabalhos manuais.

Engraçado é que eu achava algumas dessas coisas, como o bordado, muito calmantes. Entretanto, simplesmente dirigia meu tempo e energia para outras coisas.

De forma semelhante, quanto mais lia sobre lolita, mais encontrava informações diferentes e o bordado era uma paixão para muitas lolitas. Isso me fez dar uma segunda chance e não me arrependi.

Bordar me acalma, me desconecta da minha mente divagante e me liga com o momento. Além disso, é divertido procurar diferentes pontos na internet. Gostaria de fazer isso com mais frequência, mas o pouco que faço já me dá muita satisfação. 

 Querer me cercar de coisas belas e fofas

Eu não valorizava muito o meu entorno. Tinha algumas coisas fofas, porque isso sempre me atraiu, mas no geral eram miudezas como canetas ou stickers. Sempre fui uma garota pobre e quando você tem acesso a pouca coisa, o básico é mais gritante. É mais fácil e rápido adquirir coisas pequenas e consequentemente mais baratas do que uma única coisa cara. 

Hoje penso diferente. Trabalho e consigo comprar coisas que eu gostaria. Então prefiro abrir mão de comprar coisas pequenas que não quero tanto, mas que são baratas e prefiro poupar e gastar um pouco mais com coisas que quero muito, mas que custam um pouco mais caro. 

 Valorizar uma vida simples

Quando pensamos nas roupas cheias de detalhes, rendas, babados, prints rebuscadas, a última palavra que vem em mente é simplicidade. Mas apesar das roupas e acessórios serem chamativos, paradoxalmente lolita me remete a vida simples. 

Para as pessoas adeptas ao lolita lifestyle, temos uma valorização dos trabalhos manuais, do chá da tarde, da troca de cartas escritas à mão, de um encontro com as amigas para conversar e curtir o momento. Amamos burando, mas no geral também queremos produzir nossos acessórios, costurar alguma peça, comprar do vendedor local. 

Tem coisa mais singela do que vestir minha roupa favorita, fazer um chá, e ler um livro? Para mim, não tem. 


Eu poderia continuar escrevendo sobre o assunto, relembrando quantas outras coisas diferentes lolita trouxe para minha vida além das roupas, porém o post ficaria gigante. Então vou encerrar com uma pergunta: o que lolita trouxe para sua vida e que não é diretamente relacionado com as roupas da moda?



2 comentários:

  1. Awww que post adorável <3 deu um quentinho no coração de ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Fico contente com sua visita por aqui <3

      Excluir

Gostou do post? Deixe um comentário, vou adorar responder <3
Did you like the post? Send me a comment, I'll love to answer <3